A Otimização de sites para Mecanismos de Pesquisa (SEO) é fundamental. E essencial. O SEO é o auxílio que o seu site precisa para o posicionamento correto durante o processo de busca feita pelos usuários e clientes.

O que os motores de busca estão procurando? Como você pode construir o seu site para que ele alance seus visitantes/clientes através dos mecanismos de pesquisas como o Google e muitos outros? E bem como também, como SEO influencia na sua presença na internet tornando a sua empresa mais lucrativa?

Embora a introdução à sessão de SEO tenha sido destinada a recém-chegados da indústria, as dicas oferecem lembretes importantes para profissionais de SEO experientes que têm otimizado sites há anos.

O objetivo da Otimização de sites para Mecanismos de Pesquisa (SEO) é ter as ferramentas do mecanismo de busca, não só encontrar seu site e páginas, mas também classificar especificamente a relevância da página para que ela apareça na parte superior dos resultados do mecanismo de pesquisa. O processo de otimização não é um processo único, mas exige manutenção, afinação e testes contínuos e monitoramento.

Abaixo está um amplo processo de quatro etapas para uma estratégia de otimização de mecanismos de pesquisa. Use isso como sua lista de verificação de nível superior.

Passo 1: Análise do Mercado Alvo do seu negócio

Análise do site. Análise do conjunto de metas/palavras-chave, texto visível e código para determinar o quão bem você está posicionado para os motores de busca. Por exemplo, quanto código você possui em uma página em comparação com o texto?

Analise competitiva. Exame de palavras-chave de conteúdo e classificações atuais do motor de sites competitivos para determinar uma estratégia efetiva de posicionamento do motor. Escolha os cinco principais resultados nos resultados de listagem do Google para iniciar este processo. Expanda conforme necessário.

Nomeação inicial de palavras-chave. Desenvolvimento de uma lista priorizada de termos de pesquisa direcionados relacionados à sua base de clientes e segmento de mercado. Comece com isso: o que você digitaria em um mecanismo de pesquisa para encontrar seu site ou página comercial? Então, pergunte aos seus clientes!

Passo 2: pesquisa e desenvolvimento de palavras-chave

Análise de palavras-chave. A partir da indicação, identifique mais uma lista direcionada de palavras-chave e frases. Revise listas competitivas e outras fontes pertinentes da indústria. Use sua lista preliminar para determinar um número indicativo de consultas recentes do mecanismo de pesquisa e quantos sites competem por palavra-chave. Priorize palavras-chave e frases, plurais, singulares e erros ortográficos. (Se os usuários de pesquisa geralmente escreverem incorretamente uma palavra-chave, você deve identificá-la e usá-la). Por favor, note que o Google tentará corrigir o termo ao pesquisar, então use isso com cuidado.

Avaliação de classificação de linha de base. Você precisa entender onde você está agora para avaliar com precisão as suas classificações futuras. Mantenha uma folha Excel simples para iniciar o processo. Verifique semanalmente para começar. À medida que você fica mais confortável, verifique a cada 30 a 45 dias. Você deve ver melhorias no tráfego do site, um indicador chave de progresso para suas palavras-chave. Alguns otimizadores dirão que os rankings estão mortos. Sim, o tráfego e as conversões são mais importantes, mas usamos os rankings como um indicador.
Metas e objetivos.

Defina claramente seus objetivos com antecedência para que você possa realmente medir o ROI de qualquer programa que você implementar. Comece simples, mas não salte esta etapa. Exemplo: você pode decidir aumentar o tráfego do site a partir de uma linha de base atual de 100 visitantes por dia para 200 visitantes nos próximos 30 dias. Ou você pode querer melhorar sua taxa de conversão atual de um por cento para dois em um período especificado. Você pode começar com números agregados de nível superior, mas você deve perfurar páginas específicas que podem melhorar produtos, serviços e vendas de negócios.

Passo 3: Otimização e apresentação de conteúdo

Crie títulos de páginas. Os títulos baseados em palavras-chave ajudam a estabelecer o tema e a direção da página para suas palavras-chave.

Crie meta tags. As tags de descrição do Meta podem influenciar os click-throughs, mas não são usadas diretamente para os rankings. (O Google não usa mais as palavras-chave).

Coloque frases de pesquisa estratégica nas páginas. Integre as palavras-chave selecionadas no código-fonte do seu site e no conteúdo existente em páginas designadas. Certifique-se de aplicar uma orientação sugerida de uma a três palavras-chave / frases por página de conteúdo e adicione mais páginas para completar a lista. Certifique-se de que as palavras relacionadas sejam usadas como uma inclusão natural de suas palavras-chave. Isso ajuda os motores de busca a determinar rapidamente o que é a página. Uma abordagem natural para isso funciona melhor. No passado, recomendava-se 100 a 300 palavras em uma página. Muitos testes mostram que páginas com 800 a 2.000 palavras podem superar as mais curtas. No final, os usuários, o mercado, o conteúdo e os links determinarão os números de popularidade e ranking.

Desenvolva novos sitemaps para o Google e o Bing. Facilite os mecanismos de pesquisa para indexar seu site. Crie versões XML e HTML. Uma versão HTML é o primeiro passo. Os sitemaps XML podem ser facilmente enviados através das ferramentas do Google e Bing para webmasters.

Envie o seu website para diretórios (uso limitado). Os comerciantes de pesquisa profissional não enviam o URL para os principais motores de busca, mas é possível fazê-lo. Uma maneira melhor e mais rápida é obter links de volta ao seu site naturalmente. Links obtêm seu site indexado pelos motores de busca. No entanto, você deve enviar seu URL para diretórios como o Yahoo! (pago), Business.com (pago) e DMOZ (grátis). Alguns podem optar por incluir scripts do Google AdSense (google.com/adsense) em um novo site para visitar o Google Maps. Provavelmente, suas páginas serão indexadas rapidamente.

Passo 4: teste contínuo e avaliação contínua

Teste e analise. Analise os rankings dos motores de busca e o tráfego da web para determinar a eficácia dos programas que você implementou, incluindo a avaliação do desempenho de palavras-chave individuais. Teste os resultados das mudanças e mantenha as alterações rastreadas em uma planilha do Excel, ou o que você estiver confortável.

Manutenção. O aditamento contínuo e a modificação de palavras-chave e conteúdo do site são necessários para melhorar continuamente os rankings dos mecanismos de pesquisa, de modo que o crescimento não diminua ou recuse de negligência. Você também deseja rever sua estratégia de links e garantir que seus links de entrada e de saída sejam relevantes para sua empresa. Um blog pode fornecer a estrutura necessária e a facilidade de adição de conteúdo que você precisa. Sua empresa de hospedagem geralmente pode ajudá-lo com a instalação/configuração de um website.