Então você é um empresário jovem e em ascensão e agora você quer entrar no setor de desenvolvimento de aplicativos móveis, mas não tem certeza de como se molhar. Bem, há algumas coisas que você deve saber antes de se juntar à lista dos desenvolvedores de aplicativos que estão lutando para entrar nos 5% superiores das lojas de aplicativos. Neste artigo destaquei as áreas-chave nas quais os desenvolvedores precisam se concentrar em como trabalhar melhor na criação de aplicativos. Vamos verificar:

1. Pesquisa de mercado profunda

Antes de bater no mercado e começar a desenvolver um aplicativo, você deve realizar uma pesquisa de mercado adequada. Analisar o mercado detalhadamente lhe dará informações sobre seus concorrentes, sua estratégia, seus pontos fortes e fracos também. Esta informação será útil, pois você pode evitar repetir os erros cometidos pelos seus concorrentes. Os pesquisadores geralmente negligenciam os comentários dos clientes. Essas avaliações podem dar uma olhada sobre gostos e desgostos dos usuários sobre um determinado tipo de aplicativo. Assim, você deve garantir que você tome nota das áreas de dor e tente resolvê-la em seu aplicativo para dispositivos móveis. Esta estratégia pode dar-lhe uma chance de conquistar os clientes do seu concorrente.

2. Eficiência

Eu sempre segui esse mantra simples, “Se você está fazendo alguma coisa, faça com 100% de eficiência e precisão, senão não faça isso”. Isso é algo que os usuários esperam de todas as aplicações móveis disponíveis. Quando digo eficiência, também quero dizer eficiência de dados. Os aplicativos de smartphone que usam excessivamente dados de 3G ou 4G provavelmente serão baixados e esquecidos, se você não deseja que seu aplicativo de celular caia nessa categoria, certifique-se de que seu aplicativo usa dados de forma eficiente e não consome mais dados.

3. Sirva algo diferente

Você já pensou por que o restaurante recentemente inaugurado na cidade criou um zumbido? Por que as pessoas tendem a visitar novos lugares e novos restaurantes, porque eles sempre estão procurando algo diferente e fresco. Os seres humanos tendem a ficar aborrecidos de uma coisa muito facilmente.

O mesmo acontece com aplicativos móveis, uma vez que existem milhões de aplicativos de smartphones disponíveis, os usuários móveis querem ser atendidos com algo novo. Portanto, você deve criar algo interessante que mantenha os usuários envolvidos com seu aplicativo móvel.

4. Não mantenha os usuários à espera

Perder essa ligação com os usuários enquanto o aplicativo do seu telefone está carregando pode revelar-se fatal, pois os usuários podem pensar que o aplicativo está com defeito. Além disso, ele acrescenta-se para criar uma impressão negativa na mente do usuário, portanto, dando-lhes uma experiência de usuário ruim.

Para evitar alimentar a mente do usuário com isso, você pode tentar usar os indicadores e as animações de carregamento para dar-lhes uma garantia de que o aplicativo móvel ainda está funcionando, mas está apenas esperando pela rede do telefone. Um indicador progressivo é sempre melhor.

5. Venda o seu aplicativo para dispositivos móveis corretamente

O preço é uma das tarefas mais desafiadoras ainda cruciais que não devem ser ignoradas. O preço da sua aplicação móvel com razão é muito importante. Determinar o preço de um artigo que envolve qualquer produto é fácil, mas escolher um preço para um aplicativo móvel é difícil. Há uma série de fatores que um desenvolvedor precisa considerar antes de determinar o preço correto da aplicação.

6. Conheça seu público-alvo

Definir o seu público-alvo é muito importante, pois o público desempenha um enorme impacto no desenvolvimento de sua aplicação móvel. Todas essas questões, como quem vai usar este aplicativo, e como é que vai ajudá-los, seja bem respondida antes. Se você atender às expectativas do seu usuário, seu aplicativo de smartphone provavelmente terá mais popularidade.

7. Torne-se um mestre de uma plataforma

Uma das questões mais importantes que você deve responder antes de desenvolver seu aplicativo para celular é que em quantas plataformas você deseja iniciar sua aplicação? Se você for com a minha sugestão, eu recomendaria que você se tornasse um mestre de uma plataforma primeiro e depois inicie seu aplicativo para dispositivos móveis em várias plataformas.

8. Concentre-se em sua estratégia de marketing

Criar essa estratégia antes do lançamento é realmente importante para obter uma resposta irresistível no momento do lançamento. Você precisa garantir que você comece a comercializar seu aplicativo móvel no momento apropriado. A maioria dos desenvolvedores de aplicativos móveis ou empresas não conseguem executar o plano de marketing efetivamente. Logicamente, os desenvolvedores devem iniciar o marketing do aplicativo pelo menos antes de 2-3 semanas do lançamento para informar os usuários.

9. Teste seu aplicativo antes que ele atinja o mercado

É importante testar seu aplicativo para dispositivos móveis antes de iniciá-lo no mercado. Você deve ter uma experiência antes de como os usuários verão seu aplicativo. Seu aplicativo deve ser criativo, fácil de entender e oferecer alto desempenho. Testá-lo antes do lançamento permitirá que você remova os recantos antes que chegue ao mercado de massa.

Após um teste alfa bem-sucedido, você pode recrutar testadores beta para iniciar a segunda fase do teste. Aprenda o máximo que puder com os testadores beta e tente improvisar tudo o que puder de acordo com as observações. Existem muitas ferramentas de teste de aplicativos disponíveis no mercado que você pode usar para organizar o teste beta.

10. Enfatize em Descrição

Para alguém que verifica o seu aplicativo para celular pela primeira vez no Google Play ou iTunes App Store, a descrição desempenha um papel importante. Alguém que não está ciente sobre o que este aplicativo é sobre isso fará a escolha de baixar este aplicativo apenas lendo a descrição.

O Google Play Store / Apple App store geralmente exibe apenas 2-3 linhas da descrição. Os usuários precisam tocar em Leia mais para ler a descrição completa, portanto, é importante fazer as primeiras 2-3 linhas com capacidade de colar o suficiente para converter usuários do seu aplicativo em potenciais clientes.

11. Conheça antecipadamente o seu orçamento

Todas as etapas incluídas no desenvolvimento de um aplicativo móvel envolvem dinheiro. Conhecer o seu orçamento e alocá-lo adequadamente entre cada etapa do desenvolvimento de aplicativos é essencial. Eu recomendaria que você nomeasse alguém que possa manter um controle rigoroso sobre o custo para garantir que seu orçamento permaneça o mesmo até o final como era no início.

Não há uma fórmula secreta para o sucesso de qualquer coisa que você faça neste mundo inteiro, mas essas dicas podem definitivamente ajudá-lo se você estiver planejando desenvolver sua aplicação móvel e quiser que dure muito tempo.