O que é ERP

//O que é ERP

O que é ERP

O que é ERP ? (em inglês Enterprise Resource PlanningERP) erp é um sistema de informação (Software empresarial).

Como funciona o ERP

As soluções de ERP, sigla em inglês para (planejamento de recursos empresariais) tem o propósito de automatizar os processos administrativos da empresa, integrando todos os setores em um único ambiente de trabalho.

Essa integração e automatismo garante agilidade para os processos, evitando o retrabalho e possíveis falhas humanas.

O ERP é, portanto, subdividido em vários modos, onde cada um é responsável por um setor da empresa, e os quais integram-se naturalmente.

Assim o ERP pode ser representado por um ciclo infinito de interações entre os módulos que eventualmente relacionam-se com o meio externo através da entrada ou saída de dados e bens.

Simplificadamente e considerando que o ciclo inicia-se na compra de uma mercadoria por exemplo, ao ser informado o recebimento desse bem o sistema de compras automaticamente atualiza o estoque, lança uma ou mais contas a pagar e atualiza o fluxo de caixa e a contabilidade, no financeiro quando uma conta é quitada em sua data de vencimento, a contabilidade e o fluxo de caixa são novamente atualizados.

Com a mercadoria em estoque é possível vender essa mercadoria através da emissão de uma nota fiscal, quando o estoque é novamente atualizado e uma ou mais contas a receber lançados no financeiro conforme a condição de pagamento acordada com cliente, e o fluxo de caixa e contabilidade também são atualizados.

Uma vez a conta a receber quitado em sua data de vencimento, o fluxo de caixa e a contabilidade são novamente atualizados assim como o módulo de comissões capaz de gerar contas a pagar devidas aos representantes.

Caso a empresa também industrialize mercadorias, o módulo de produção pode receber solicitações diretas na previsão de vendas, solicitar compras de materiais, consumir materiais no estoque e finalmente dar entrada no estoque de produtos acabados.

Em todo caso uma vez os estoques atingidos a quantidade mínima o ciclo recomeça, através da solicitação de compras ou solicitação de produção, os módulos de contabilidade em escrita fiscal apresentam-se sempre ao final do signo quando geram os balanços e arquivos contábeis para envio ao governo.

Cada usuário tem permissão de acesso, apenas alguns modos relevantes ao trabalho dele, conforme definido pelo administrador da empresa, o que não impede que todos os demais modos mesmos que ele não tem permissão direta de acesso sejam atualizados quando ele realiza uma operação de sua responsabilidade. é esta a principal vantagem do ERP garantir o fluxo de informações entre setores transcorra perfeitamente e de forma segura.

Quanto custa um ERP ?

Os valores de um ERP pode variar muito, hoje os erp tem valores iniciais a partir de R$ 2.000,00, isso depende muito do tamanho de processos que sua empresa vai precisar. Software erp com valores baixos são aqueles que tem poucos módulos. Quanto maior os processos da empresa maior o software e maior fica os valores de um erp.

Como um erp pode ajudar minha empresa ?

como já dito acima, um erp trás redução de custos, processos e tempos para sua empresa, também evita que um dos processos saiam errados por algum tipo de erro humano. É possível reduzir seu tempo em pelo menos 20% com apoio de um ERP, garantindo total controle nos processos da sua empresa.

Quanto posso aumentar o faturamento com um ERP ?

Empresas que usam ERP crescem 35% mais rápido, e tem grandes reduções de custos com, funcionários, matérias primas, tempo e muitos outros. As reduções variam de acordo com o tipo de negócio que sua empresa exerce.

Sistemas ERP integrado ao e-commerce

Você pode ter um sistema ERP integrado ao seu e-commerce, hoje em dia são poucas as empresas que sabem que isso é possível. Muitas empresas tem o trabalho de ficar atualizando os 2 sistemas (e-commerce, ERP) de forma manual, de acordo com as mudanças em qualquer uma das partes. A Diletec é especialista em fazer integrações em sistemas erp com e-commerce, assim você pode ter maior controle dos seus sistemas em uma só plataforma. Nossas soluções em erp e e-commerce são desenvolvidas de acordo com as necessidades de cada empresa ou ramo de atuação.

By |2017-08-27T13:31:51+00:00maio 13th, 2017|Tecnologia|0 Comentários

Sobre o Autor:

Deixar Um Comentário