Buscando um modelo de DRE para sua empresa? Neste artigo, você encontra exemplos de DRE e um modelo para adaptar rapidamente à realidade do seu negócio.

O que é DRE?

A DRE (Demonstração do Resultado do Exercício) é um resumo das operações financeiras da empresa em um determinado período, para deixar claro se a empresa teve lucro ou prejuízo neste período.

Tecnicamente, é um demonstrativo contábil para mostrar como é formado o resultado do exercício, por meio da comparação entre receitas e despesas.

Diferentemente do Fluxo de Caixa, o Demonstrativo do Resultado do Exercício, DRE, permite uma avaliação a longo prazo que, por sua vez, prevê quais são os próximos passos que a empresa deve tomar com base nos números apresentados na DRE.

Por que utilizar a DRE?

O DRE está entre os relatórios mais importantes para a gestão financeira e contábil, pois permite uma visão rápida da situação financeira da empresa, facilitando as tomadas de decisões e evitando o fechamento da empresa.

O ideal é que o grupo de administradores, os gestores, acompanhem a DRE diariamente, principalmente o DRE analítico. Muitos vão dizer para avaliar o DRE uma vez ao mês ou uma vez ao ano, mas isso é chamado por muitos por fazer “autópsia”, pois neste período a empresa pode já estar em falência.

A maior parte das empresas como MEI, ME e EPP fecham as portas por uma má gestão financeira, onde muitas delas não têm nem mesmo uma planilha DRE para fazer a gestão financeira da empresa.

O DRE pode te ajudar a reduzir custos, saber quando reajustar os preços praticados pela empresa, trocar de fornecedores, alocar colaboradores, reajustar o budget de marketing, reduzir equipe e muito mais.

Estrutura da DRE

O Demonstrativo do Resultado do Exercício é obrigatório no Brasil, de acordo com a lei de nº 11.638/07, por isso é indispensável fazer o DRE de sua empresa. Como é lei, o DRE também deve seguir as regras de informações e suas estruturações da seguinte maneira:

Receita Bruta
(-) Deduções e abatimentos
(-) CPV (Custo de produtos vendidos) ou CMV (Custos de mercadorias vendidas)
(-) Despesas com Vendas
(-) Despesas Administrativas
(-) Despesas Financeiras
(-) Provisões IRPJ E CSLL
(=) Lucro Bruto
(=) Resultado Antes IRPJ CSLL
(=) Receita Líquida
(=) Resultado Líquido.

Vale lembrar que essas informações são as principais, os DRE geralmente contém mais informações, pois quanto mais detalhado o DRE, mais próximo da realidade financeira da empresa os gestores estarão.

1. Receita de vendas

Entrada de dinheiro no caixa ou no patrimônio da empresa em dinheiro ou direitos (crédito documentado que assegure propriedade de mercadorias ou bens). Inclui:

Prestação de serviço
Receita de vendas de produtos físicos e digitais
Recebimento de juros
Royalties
Dividendos.

2. Deduções de impostos

Inclui devoluções de vendas, descontos oferecidos e abatimentos de impostos que incidem diretamente sobre a venda, como ICMS, ISS entre outros.

3. Receita líquida

O resultado das receitas de vendas menos as deduções representam a receita líquida, como mostra os modelos de DRE que vamos apresentar no próximo tópico.

4. Custos de venda

CPV (Custo de produtos vendidos), CMV (Custos de mercadorias vendidas) e CSP (Custo dos Serviços Prestados) apresentam gastos relativos à fabricação de um produto ou preparação/execução de um serviço. Valores despendidos com matéria-prima, distribuição, logística e todos os demais custos com a mercadoria ou serviço.

5. Lucro bruto ou resultado bruto

Lucro bruto é a diferença entre a receita líquida e o gasto na produção ou na prestação do serviço.

6. Despesas Administrativas ou fixas

Despesas fixas correspondem aos gastos para manter a empresa em funcionamento independentemente de haver vendas. Alguns exemplos são:

  • Contas de aluguel
  • Energia
  • Água
  • Veículos
  • Manutenção
  • Telefone
  • Internet
  • Pró labore
  • Funcionários
  • Entre outros.

7. Despesas com vendas

Gastos com comissões, marketing e custos de pós-venda, esse custo pode ser reduzido em decorrer do tempo com venda na base, basta ter um bom sistema ERP que te permita ter um CRM e automação de marketing, todos integrados.

8. Despesas financeiras

Gastos com juros e multas. No caso de quem mexe com importação e exportação, variações cambiais e despesas bancárias.

9. Resultados antes do IRPJ e CSLL

Resultado das vendas de produtos e serviços, desconsiderando o impacto dos impostos sobre o faturamento.

10. IRPJ e CSLL

IRPJ (Imposto de Renda de Pessoa Jurídica) e CSLL (Contribuição Social sobre o Lucro Líquido) são tributos cobrados sobre o faturamento, item este de marcação Margem de Contribuição, em uma DRE bem estruturada.

11. Resultado líquido

Resultado líquido, obtido a partir da subtração dos impostos e taxas pagas do lucro bruto, item da DRE muito importante para a tomada de decisão. Se você tem um sistema automatizado, esse item deve ser verificado dia após dia.

Modelos de DRE

Agora que você já entendeu o que é DRE, sua estrutura e o mais importante, sua importância no dia a dia das empresas, é importante conhecer e entender alguns modelos de DRE.

Exemplo DRE – 1

Modelo DRE escrituração fiscal.

DRE: Gestão empresarial

Modelo DRE Simplificado, muito utilizado na gestão financeira mensal.

DRE: Modelo Sebrae

Modelo DRE Analítico, esse modelo é mais detalhado e contemplo, uma coluna para cada trimestre, assim a empresa pode se preocupar com pequenos períodos.

DRE Analítico

Faça o download da planilha dre

Como analisar a DRE?

Sabendo da sua importância e como utilizá-la, o próximo passo é saber analisar a DRE de forma correta. Não basta olhar para uma DRE, entender e não tomar ações sobre os problemas financeiros que a DRE apresenta.

Receita de Vendas ou Receita Bruta de Vendas – tudo que a empresa vendeu ao longo do exercício

(-) Custos ou Custos Mercadoria Vendidas – quanto custaram os produtos ou serviços vendidos para a empresa pelas métricas de CPV/CMV/CSP

(=) Resultado Bruto (Lucro Bruto) – o que sobra das receitas menos os custos

(-) Despesas Operacionais – tudo que se gasta com as operações comerciais antes de pagar os Impostos, Despesas Variáveis, Despesas Fixas, Despesas de Vendas, Comissões e outras despesas.

(=) Resultado Operacional (Lucro Operacional) – o que fica depois de pagar as despesas

(-) Impostos – CSLL, IRPJ dentre outros

(=) Ponto de Equilíbrio – Valor mínimo que a empresa precisa faturar para arcar com todos os compromissos, ou seja, pagar todas as contas para o funcionamento da empresa.

(=) Resultado Líquido ou Lucro ou Prejuízo Líquido – apurados os pagamentos dos impostos de acordo com as alíquotas previstas, temos então revelado se a empresa obteve lucro ou prejuízo.

(=) Margem de Lucratividade – Bruta, Receita de Vendas – CMV, Operacional, Lucro Bruto – Despesas com a operação, e a Líquida, depois de remover todos os custos.

No modelo de DRE Analítico, temos alguns itens muito importante, como ele mostra detalhes dos custos com a operação, o grupo de gestores a utilizam para tomar decisões como, mudar de fornecedor, cancelar algum tipo de serviço, redução de mão de obra, dentre outros.

Quais os valores ideais para cada item da DRE Analítica?

Não existe um número mágico para isso, cada empresa tem o seu número ideal para uma boa saúde financeira, mas vamos falar de alguns números que atendem muitas empresas.

Despesas Fixas: o ideal é que este custo não passe de 20% sobre a receita bruta
Retirada – Pró Labore: o ideal é que este custo não passe de 5% sobre a receita bruta
Funcionários – Folha de pagamento: o ideal é que este custo fique entre 15% a 30%
Resultado Final ou Lucro Líquido: empresas de serviço focam em ter um resultado final a partir de 20%

Veja que nestes quatros itens, que não são todos os itens, a porcentagem já pode chegar em até 75% do lucro bruto, sobrando somente 25% para despesas como, Marketing, Aluguel, internet, Luz, Água, Telefonia, Site, Software, Manutenção da empresa, impostos, Despesas bancárias, veículos e muitas outras despesas.

Como fazer o DRE com a Diletec

Para ter uma DRE é importante lembrarmos que é preciso ter dados, ter as informações da empresa, e fazer esses lançamentos de forma manual em uma planilha pode levar muito tempo, por isso devemos contar com uma automação.

Além de ser obrigatório ter a DRE, as suas informações são muito importantes para os setores fiscais, contábeis e financeiros, e suas informações são a base para a tomada de decisões nas empresas.

Com o sistema ERP da Diletec, você tem toda a automação empresarial, vendas, despesas, fiscal e muito mais. Comece a utilizar o nosso ERP e economize tempo com coisas corriqueiras e foque no que realmente importa para a saúde financeira de sua empresa.

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