A decisão mais importante para quem quer vender online é decidir onde vender os produtos, e-commerce ou plataforma de vendas. De inicio você pode não ver tanta importância para essa decisão, mas ela pode ser o fator principal para o sucesso ou o fracasso do seu negócio online.

O que é uma plataforma de vendas online

Uma plataforma de vendas online é um portal que disponibiliza espaços para que pessoas possam publicar os seus produtos e realizar as suas vendas. Uma destas plataforma de vendas é o Mercado Livre , onde o mesmo disponibiliza uma área para que você usuário possa realizar vendas sem a necessidade de ter um e-commerce. Outra plataforma é os Marketplace, você já percebeu que alguns produtos nos sites da Via Varejo não se é possível fazer a retirada na loja e muitos destes produtos tem uma informação dizendo que uma outra empresa que será a responsável pela entrega, ou até mesmo responsável pela venda? Isso é porque estes e-commerce’s, ou melhor Marketplace, fornecem espaços para que terceiros realizem suas vendas dentro do e-commerce delas.

O que é e-commerce

E-commerce significa comércio eletrônico, comércio virtual ou até mesmo venda não-presencial.
O e-commerce começou a ser planejado ainda em 1888, cem anos antes mesmo da internet, mas as negociações só deram inicio em 1979.

Qual a diferença de um e-commerce e uma plataforma de vendas online

Um e-commerce é do empreendedor, dono do seu próprio negócio, onde ele tem a sua marca, o seu domínio (meusite.com.br), pessoas aperfeiçoando a plataforma para os usuários, acesso aos códigos do sistema onde o ajuda nas campanhas de Marketing, SEO e SEM, e muitos outros benefícios.

A plataforma de vendas é algo engessado, o empreendedor não tem acessos a muita coisa como por exemplo, não consegue fazer configurações avançadas de Marketing, SEO e SEM, e ainda, muitas das vezes tem as suas limitações de produtos, vendas e configurações de recebimentos.

Comparando valores de um e-commerce e uma plataforma de vendas online

Em um e-commerce você tem a disponibilidade de criar as suas próprias páginas, filtros, ferramentas de BI, abandono de carrinho, configurações de SEO e SEM, fidelidade de clientes, campanhas sazonais, integrações a plataformas de recebimentos como Pagseguro, Paypal, Cielo entre outras, sem limites de usuários, clientes, produtos, vendas e outros mais, além de suas customizações e integrações com ferramentas de Marketing e financeiro.

Já uma plataforma de vendas online tudo é muito limitado, começando por cadastro de produtos e suas taxas absurdas com upgrades e comissões por vendas, o Mercado Livre cobra de 11% a 16% sobre suas vendas, sem contar que ele não dispõe dos benefícios de um e-commerce.

Façamos uma conta rápida com as taxas destas plataformas de venda online. Vamos utilizar do Mercado Livre, por ser a plataforma mais conhecida no Brasil.

Imagine você comprar seus produtos por R$50,00 cada e vende-lós com uma margem de lucro de 20%. Por quanto você precisaria vender estes produtos no Mercado Livre? Considerando a taxa mais barata, que é hoje 11%, você teria que vender o seu produto por pelo menos R$105,85 por produto, considerando a taxa de entrega que gira em torno de R$25 a R$35. Veja que o seu produto mais que dobrou de valor até chegar as mãos de seus clientes, e não estamos considerando emissão de nota fiscal.

Agora vamos falar que você pretende ter uma renda extra com o seu e-commerce de aproximadamente R$2.000,00 mês. Você precisaria vender  200 produtos, sendo 6,7 produtos por dia. Isso te daria um giro de investimento de R$17.000,00 por mês, faturamento de R$21.170,00 considerando as taxas de correios e taxas da plataforma. O valor retido pela plataforma seria de R$2.328,70 pagos ao Mercado Livre, Já o seu lucro seria de R$1.841,30. Perceba que o Mercado Livre vai ter 21% de lucro a mais do que você.

Agora vamos fazer a mesma simulação utilizando um e-commerce, vamos utilizar as mesmas quantidade e valores de produto, taxa de entrega e valor de venda, isso é, valor do produto R$50,00, taxa de entrega de R$35,00 e valor de venda de R$105,85 por produto e a quantidade de 200 produtos vendidos ao mês. O valor investido seria o mesmo, R$50+R$35*200 = R$17.000,00. Também é mantido o valor faturamento que é R$21.170,00. O que mudou foi o lucro bruto sobre as vendas, passa a ser de R$4.170,00. Mas o e-commerce tem seus gastos, vamos remover o valor de R$199,99 mês de manutenção da plataforma, o que sobra para o empreendedor é R$3.970,01. Veja que com a mesma quantidade de produtos você consegue dobrar os lucros utilizando um e-commerce.

Como ter sucesso com meu e-commerce

Contrate uma empresa de Software e Marketing que tenha know how, uma que te mostre os dados com clareza, uma empresa que não seja fornecedora de e-commerce, mas sim uma empresa parceira, uma empresa que te de suporte e te forneça serviços para que a sua empresa cresça cada dia mais.

Tenha um e-commerce que atenda todas as demandas, uma que seja modular e parametrizável, assim você não precisará mudar de plataforma na medida em que a sua empresa for crescendo.

Tenha a estrutura do e-commerce construída de forma correta, os produtos cadastrados corretamente, as imagens muito bem tratadas, a sua marca muito bem aplicada.

Disponibilize diversas formas de pagamento e de entrega para seus clientes, e ainda vá além, tenha um e-commerce que disponibilize o pagamento em mais de um cartão e parcelamento. 

Tenha um e-commerce que tenha integrações com os principais Maketplace e plataformas do mercado. 

Tenha um e-commerce que disponha de integração com ferramentas como ERP, CRM e ferramentas de automação em marketing.

Por fim, não mesmo importante, e-commerce sem dedicação não gera vendas. Um e-commerce precisa de muita dedicação, principalmente no inicio do negócio, uma vez que o sua marca ainda não é conhecida e seus produtos ainda não têm comentários e nem votações. 

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