Você montou um e-commerce mas não consegue que o mesmo venda ?
Você não esta sozinho, muitos não sabem o que fazer após montar uma loja virtual.
O que muitos não sabem é como corrigir esse problema. Antes de tudo temos que analisar alguns pontos onde o primeiro deles é como o seu e-commerce foi criado, essa é uma pergunta que pode fazê-lo ter que refazer o seu e-commerce, as melhores opções de um e-commerce e usar um CMS.

Qual o melhor CMS para se montar um e-commerce ?

Algumas grandes empresas usam o Magento como sua opção de e-commerce, empresas como Casas Bahia, Ricardo Eletro, Magazine Luiza, Burger King e Coca-Cola.

Uma outra boa opção e a que nós mais usamos é o OpenCart um CMS com fácil indexação nos motores de buscas, e um painel administrativo muito completo e fácil. O OpenCart também nos da muitas boas opções e é um CMS pensado, planejado e construído com as melhores técnicas para e-commerce.

Existem alguns outros CMS desenvolvidos para e-commerce. Portanto falarei de um CMS que não foi desenvolvido para e-commerce, mas com seus temas, plugins, sua facilidade de manuseio e baixo custo na compra de plugins  está sendo muito usado para a construção de e-commerce.

O WordPress é sim um ótimo CMS, mas para que ele fique nos conformes para ser um e-commerce você precisa instalar vários plugins e ter um bom tema, algo que faz seu site ficar pesado e lento, sem contar com as incompatibilidades de alguns plugins, o que causa os diversos erros e bugs no mesmo.

Uma vez tivemos um problema em uma integração de um e-commerce com um sistema ERP e o problema era na versão do WordPress – Plugin REST Json API e a versão do tema, por isso é importante fazer o backup do WordPress antes de atualizar.  Temos um plugin grátis que faz isso para você sem nenhum trabalho.

Imagens, como salvá-las para meu e-commerce ?

Esse é um grande problema: as imagens. Após tirar as imagens em alta qualidade com uma maquina ou até mesmo um celular, você precisa passar essas imagens para um photoshopping, e o indicado é o da Adobe.
Agora temos que redimensionar essas imagens, pois se você tiver tirado suas fotos de uma boa maquina ou de um celular, como o Galaxy S7, a sua imagem vai ter uns 4032×3024 pixeis e algo em torno de 4.13mb, portanto você não deve enviar uma imagem desse tamanho para o seu servidor, sendo que será usado por volta de 800×500 quando a imagem for expandida.

Após o tratamento dessas imagens lembre-se de sempre salvá-las para a WEB.
Depois disso usa-se um programa que temos que reduz cerca de 70% dos kbs das imagens sem que perca a qualidade.

Um dos benefícios de tratar as suas imagens da melhor forma possível é a velocidade do seu site e a boa pontuação que seu site ou e-commerce vai receber do Google, além de não ocupar muito espaço em seu servidor de hospedagem .

Depois de todo esse trabalho o seu e-commerce ainda não está pronto para vender. O que falta ? Confiança, reconhecimento da marca e o marketing dos seus produtos.

Se você chegou até aqui e o seu e-commerce já está com todas essas especificações que eu citei, então está na hora de anotar o que eu vou te ensinar pois aqui que inicia as vendas do seu e-commerce.

Confiança para o meu e-commerce

Muitas pessoas deixam de comprar pela internet com receio de perda ou roubo de dados bancários ou de cartões de créditos. O que muitos não sabem é que seus cartões têm seguro e que a internet está cada vez mais segura. A verdade é que esses dados não ficam salvos em nenhum lugar.

Com tantas desconfianças você não vai anunciar o seu e-commerce sem que ele já tenha feito algumas vendas, imagine você comprando em um e-commerce e quando finaliza a compra, percebe que o seu numero do pedido é 01; O que você vai fazer ? pagar ou cancelar a compra ? acho que cancelar.

E ainda esse e-commerce não tem nenhum comentário ou indicação, apenas um anuncio que te levou até ele, no Google ou Facebook, você compraria nesse e-commerce ?

Para conquistar a confiança, venda para pessoas próximas, familiares, amigos, e se você tem uma loja física, faça pequenos anúncios em sua região. Para isso você pode usar o Google Adwords com anúncios em raio de localização ou até mesmo o Facebook ADS com a mesma função.

Após uma venda para essas pessoas, use uma Newsletter para enviar emails de satisfação do pedido. Você pode enviar links para que a pessoa possa comentar em seus produtos e também oferecer pontos ou brindes que poderão ser usados em um outro momento.

Reconhecimento da marca e do meu e-commerce

Agora o seu e-commerce está pronto para atingir pessoas ainda mais distantes.
Inicie com GIFs e imagens para destacar a sua marca, use a campanha de visualização Adwords e pequenos anúncios no Facebook com carrossel de imagens de produtos, (Facebook ADS não é boa para vender e sim para destacar a sua marca e seus produtos).

Agorá o seu e-commerce já está pronto para vender, mas você fica sabendo que existe algo com o nome de SEO e então bate a duvida: devo fazer SEO ou ADS ?

A resposta certa é: OS DOIS.
SEO vai fazer o seu e-commerce começar a vender depois dos 6 meses de campanhas bem feitas e recorrentes, ou seja, é algo sem fim. Quando você começa a fazer SEO você sabe que não pode mais parar ou recuar, por isso você deve definir suas metas.

Agora se você quer vender o mais rápido possível e não tem condições de investir em SEO, inicie com o Google Adwords até que tenha condições de investir em SEO e ADS.

Onde anunciar o meu e-commerce ?

Depois de várias análises de todas as possibilidades de sucesso com vendas, o melhor e mais rápido investimento em anúncios foi o Google Adwords, lembrando que esses teste duraram muitos meses de anúncios em vários os mercados de produtos diferentes.

Com um valor de R$ 80,00 nossa equipe conseguiu:

  • 502 Clicks
  • 35,700 visualizações em anúncios
  • E um ROI de 300%

Foi R$ 0,16 por click, e isso com uma concorrência bem qualificada e de grandes investimentos.

O Google Adwords esconde segredos que nem pessoas com Certificações do Goole Partners conseguem visualizar a grandeza desse sistema.

Faça anúncios no Google Adwords para vender e destacar a sua marca, ele é a melhor ferramenta para trazer retorno rápido para o seu e-commerce. Alguns anos quando iniciei com o Adwords, consegui fazer com que um e-commerce vendesse e conquistasse clientes com um investimento de R$ 300,00. Em 12 dias as vendas deram inicio e logo no segundo mês conseguimos fidelizar alguns clientes e até hoje o e-commerce cresce.

Criei um e-commerce, o que fazer agora para iniciar as vendas ?

Agora você já tem as respostas para essa pergunta.

Vamos destacar nos tópicos abaixo para resumir o que é preciso.

  • Escolher o CMS que melhor atende às necessidades do seu negócio. Se não sabe qual escolher, procure ajuda de uma agência especializada no assunto ou entre em contato com nossa equipe.
  • Monte o e-commerce com o minimo de modificações para evitar os conflitos, erros e bugs.
  • Trabalhe bem suas imagens e garanta a melhor qualidade com o menor tamanho possível. Uma página Home com mais de 3.000 kb é ruim e seu site ganha pouca pontuação do Google.
  • Ganhe confiança no mercado atingindo as pessoas perto de você, conseguindo fidelidade e bons comentários.
  • Anuncie a sua marca em lugares certos. Cuidado onde você anuncia a sua marca. Anunciar em sites ou páginas maliciosas pode negativar o seu e-commerce e passar uma.
  • Faça SEO e ganhe credibilidade nas redes sociais: crie a sua própria técnica.

Agora é só trabalhar da maneira certa seguindo os passos destacados acima que você terá sucesso.

Boa sorte e boas vendas!